Sanções contra a Rússia prejudicam a UE

Começou com o gás do Nord Stream II, depois com o fechamento do espaço aéreo de muitos países aos russos. Deve seguir com a expulsão da Rússia do sistema de pagamentos Swift.

O gasoduto Nord Stream II é um projeto privado. Participam dele diversas empresas de energia — como por exemplo a Shell — e custou 11 bilhões de dólares. Ele já está pronto para operar, embora suspenso pela Alemanha — por uma segunda vez, escusado dizer. Ele deveria ampliar a oferta de energia em toda Europa diminuindo seus custos e, com isso, promover a melhora da competividade econômica da UE. Ao inviabilizá-lo, o governo alemão ainda terá de pagar pesadas multas às empresas que o construíram. Ação de todo estúpida que só atende aos interesses da política externa nonsense dos EUA.

Ao fechar o espaço aéreo aos russos, dadas as medidas recíprocas do outro lado, as companhias aéreas europeias não poderão usar seu vastíssimo espaço aéreo para chegar ao Japão ou, sob diversos critérios, à maior economia mundial, a China. No site Flight Radar se vê que as empresas chinesas continuam indo e vindo da Europa pela Rússia enquanto que suas congêneres ocidentais desapareceram de lá. E devem gastar fabulosas quantidades de combustível futilmente em direção ao leste asiático. O querosene de aviação é o maior custo de uma companhia aérea.

Se, eventualmente, a Rússia for expulsa do Swift, o maior lesado será, novamente, a UE. Ela estará impedida de mercanciar com o seu quarto maior parceiro econômico, cuja corrente de comércio é-lhe superavitária. Algumas pessoas de alguns bancos alemães e suíços, entretanto, não são completamente imbecis e se integraram ao sistema de pagamentos russo. As economias que estão no sistema russo se beneficiarão. É seguro dizer que China, Índia, Irã ou Turquia devem ficar muito alegres pelo desaparecimento de seus competidores europeus do mercado russo.

E, assim, a UE não terá como pagar por 40% do gás e 30% do petróleo que consomem, entregues em contratos de longo prazo a preços estáveis pelos russos. Ficarão, literalmente, sem luz.

E você pensando que só o Bolsonaro é burro, pois não?

Sanções à Rússia

Comentários